sexta-feira, 17 de abril de 2009

HTML: Parte 2

Não entendi. Dias atrás eu tinha umas 25 visualizações, hoje tenho 63. Deve ser porque estou atualizando com alguma frequência e o pessoal clica pra ver se tem algo ... enfim ... vambora.


1. Um histórico básico do surgimento da internet.

E um misto de informações desconexas.
Continuando.

Desconsiderem o "básico" no título?

Eu estava falando sobre a ARPA, certo? Pois então, a ARPA desenvolveu um projeto de uma rede de comunicação que pudesse se manter ativa entre as bases militares durante um possível ataque nuclear, preservando os dados: a ArphaNet (Advanced Research Projects Agency Network).

A rede foi baseada no conceito que cada computador deveria ser interligado a um computador principal ligado à rede. Assim, se um desses computadores ficasse desativado, os pacotes de arquivos poderiam ser enviados por caminhos alternativos, chegando ao seu destino.

Pausa para aprendermos linguagem técnica.
Veja, o "computador principal" é chamado de host. Todos os computadores interligados a ele, independente da função, são chamados de nós. E não devemos dizer que os "arquivos podem ser enviados", na verdade eles passam por um caminho alternativo, através de roteamento. O correto seria "os arquivos podem ser roteados".


Curiosidades:

1. O conceito de que cada nó deveria conter um host foi sugerido por Paul Baran
em 1962.

2. Baran era pesquisador da Rand Corporation, que era ligada à Força Aérea Americana.


3. Adivinhem quem financiou o projeto?


4. Engraçado que eles raramente precisaram do sistema. Pra falar a verdade só em 1991 (sim, 30 anos depois), durante a Guerra do Golfo, é que eles puderam confirmar que esse sistema realmente funcionava. Sabe como descobriram isso? Os EUA tiveram uma dificuldade enorme de derrubar a rede de comando do Iraque. E o sistema era o mesmo. :B



A ArphaNet entrou na ar em dezembro de 1969, meu ano favorito. Ela possuía apenas quatro hosts, em quatro universidades: Universidade da Califórnia em Los Angeles, Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, Universidade de Utah e o Stanford Research Institute.

Papo vai, papo vem, quando terminou a Guerra Fria a Arphanet se tornou inútil. Pelo menos pros militares, que já não tinham um zelo tão grande por ela, e liberaram o acesso aos cientistas, que por sua vez liberaram o acesso para universidades de outros países, e mais papo vai mais papo vem, mais de 5 milhões de pessoas já estavam conectadas com a rede.

Mas isso foi antes da World Wide Web. :D
Que vou deixar pra mais tarde. Mais tarde hoje mesmo.
Baiser.

Um comentário:

  1. Zenti. '-' Os Estados Unidos com muita dificuldade pra derrubar o sistema do Iraque soa tão... estranho. Mas isso foi há um tempo, hoje é diferente. no3
    "1969, meu ano favorito..."
    HUAHUAHUAHUHAUHUAHUAHUAUHAUHUHA
    E aguardo o próximo post, contei.

    ResponderExcluir