segunda-feira, 13 de abril de 2009

HTML: Parte 1

Agora que meu blog vai virar uma coisa pouco movimentada, aeaeaeaeae.
Enfim, vamos ao que não interessa.

Introdução da introdução à introdução,
porque gosto das coisas completas.
E também porque sou curiosa e adoro conhecimentos inúteis.


1. Um histórico básico do surgimento da internet.
E um misto de informações desconexas.


Pelas minhas pesquisas, o ponta pé inicial foi em 1957. Sim, no mesmo ano em que a Time Magazine publicou uma matéria sobre Martin Luther King. No mesmo ano em que Chen Ning Yang e Tsung-Dao Lee ganharam o Prêmio Nobel de Física pela obtenção de importantes descobertas relativas as partículas elementares. No mesmo ano em que a antiga União Soviética lançou o Sputnik I - e isso sim tem algo a ver com a internet.

O Sputnik foi o primeiro satélite artificial da Terra. Foi lançado em 04 de Outubro de 1957, no Soviet Union's rocket testing acility, atualmente conhecido como Cosmódromo de Baikonur no deserto próximo a Tyuratam no Cazaquistão. Realize a cara dos norte-americanos quando souberam da notícia. Era plena Guerra Fria, e, se não faltou às aulas de história, você sabe que EUA e União Soviética eram inimigos.

O presidente dos EUA na época, Dwight D. Eisenhower, ficou com medinho e em 1958 criou a ARPA (Advanced Research Projects Agency) - subdivisão do Pentágono, dica. O projeto conferia uma vantagem dos EUA sobre os outros países, falando-se em tecnologia. Logicamente, uma das áreas mais importantes era a de computação.

Naquela época os computadores eram gigantes, ocupavam uma sala inteira, e, podem acreditar, o que você tem hoje em casa, isso daí que você usa pra acessar o orkut e exercitar seu internetês no msn, é três vezes mais avançado e com mais capacidade do que o do Pentágono era na década de 50. Muitos computadores eram capazes de ler apenas fitas magnéticas ou cartões perfurados (eu aprendi a perfurar cartões na universidade e a linguagem que eles usavam, meus olhos até brilharam mas é muito trabalho de gente a toa) e não existia uma maneira de fazer com que computadores trabalhassem em rede.

O trabalho da ARPA era justamente mudar essa situação, mas isso são cenas para o próximo capítulo.



Algumas observações:
Houston, we have a problem.
Todo mundo odeia guerras - eu inclusive - mas não dá pra negar que as maiores evoluções tecnológicas ocorreram por causa delas. O boom do capitalismo idem. Enfim, que venha a nós o HTML.

3 comentários:

  1. Me lembro do Ross vestido de batata com uma antena na cabeça no halloween... Segundo ele, estava fantasiado de Sputnik.

    Comentário tudo a ver, me mate. beijos

    ResponderExcluir
  2. Nem li. Me lembro do tempo do MSDOS. '-'
    G-zuz. Adeus.

    ResponderExcluir
  3. *o*
    Eu achei interessante o fator cartões perfurados. Deve ser interessante. *-*
    E pior, eu realmente fiquei curioso sobre isso.
    '-'

    ResponderExcluir